Viva o Carnaval!


         O Carnaval é, sem dúvida, uma das épocas mais animadas do ano, na nossa ilha. Não tendo a projeção do Carnaval brasileiro ou do de Veneza, o Carnaval da Ilha Terceira tem manifestações únicas e adeptos fiéis que, todos os anos, enchem auditórios e salões das várias freguesias da ilha para assistir a autênticas maratonas de desfile de Bailinhos. Para além das máscaras e das fantasias, estas pequenas encenações teatrais, acompanhadas de trechos musicais, onde se criticam ou parodiam os mais diversos assuntos - desde a atualidade política regional, nacional ou internacional a problemas sociais, económicos, culturais, arquitetónicos, …, passando por alguns mexericos ou situações pitorescas desta ou daquela freguesia -, fazem as delícias de terceirenses e não só. Levam até farnel, para não perderem o lugar, e permanecem, horas a fio, sentados a ouvir estas rábulas. No intervalo entre uma e outra, sempre se pode dar dois (ou mais) dedos de conversa com os vizinhos do lado, para comentar o que se acabou de ver ou as últimas novidades da freguesia.
         Aqui, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, não quisemos deixar de assinalar esta época tão querida à população terceirense. Se nos visitaste na sexta-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro de 2017, pudeste, certamente, observar a nossa decoração carnavalesca e ler os textos que afixámos sobre este tema, sua origem e história e as formas de celebrar o Carnaval que se podem encontrar no nosso país, incluindo as que se praticam na nossa Ilha Terceira. Assim, quer gostes ou não, poderás valorizar mais as tradições da nossa ilha. Mas, se ainda não te deslocaste à Biblioteca escolar nesta época festiva, ainda poderás fazê-lo, agora numa perspetiva retro, que também está na moda, e apreciar o que preparámos para ti, neste Carnaval. Aqui ficam, no entanto, algumas fotografias para te abrir o apetite.




         
E agora, força! Toca a estudar e a trabalhar, que já falta pouco para acabar o segundo período, e podes melhorar as tuas notas. Já sabes que podes sempre contar com a nossa Biblioteca, para conseguires alcançar os teus objetivos. Aguardamos a tua visita! Bom trabalho!




A Equipa Dinamizadora da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário