Mia Couto na EBS Tomás de Borba


       Na próxima sexta-feira, dia 6 de maio de 2016, pelas 10h00, o já nosso conhecido jornalista e escritor terceirense Joel Neto entrevistará o biólogo e escritor moçambicano Mia Couto no Auditório António Dacosta, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba. Esta iniciativa, promovida pela Direção Regional de Educação, será dirigida a toda a comunidade escolar e transmitida em direto online, estando disponível em www.tv.azoresglobal.com para toda a região autónoma.



 Mia Couto disponibilizou-se a participar neste encontro onde se propõe responder também a questões colocadas pelos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas dos Açores. Oportunamente será fornecida a informação relativa aos requisitos técnicos de cada escola para poder aceder online ao evento.
 Assim, todos os alunos são convidados a assistir e a formularem questões a Mia Couto sobre a sua vida e obra, que deverão ser enviadas até dia 3 de maio de 2016 para o endereço electrónico dre.prl@azores.gov.pt, devidamente identificadas com o nome e o ano de escolaridade dos seus autores. Todas as questões serão entregues ao escritor Joel Neto, que selecionará as perguntas e conduzirá a entrevista com Mia Couto. 
  Na mesma ocasião, serão entregues os prémios do Concurso de Poesia “Sou Artista”.




Mia Couto encontra-se, neste momento, a escrever o segundo romance da trilogia “As Areias do Imperador”, da editorial Caminho. O primeiro, Mulheres de Cinza, foi já publicado pela mesma editora em setembro de 2015. Esta trilogia debruça-se sobre os últimos dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África dirigido por um africano. Ngungunyane (ou Gungunhana, como ficou conhecido pelos portugueses) foi o último dos imperadores que governou toda a metade sul do território de Moçambique. Derrotado em 1895 pelas forças portuguesas comandadas por Mouzinho de Albuquerque, o imperador Ngungunyane foi deportado para os Açores, onde esteve preso na Fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo, e veio a morrer em 1906. E é também para seguir o rasto desta sua personagem aqui, na nossa ilha, que este autor moçambicano nos visita.




Na Biblioteca Escolar da nossa escola poderás encontrar uma exposição sobre a vida e obra de Mia Couto e alguns dos livros escritos por este autor, que abaixo apresentamos.





Visita-nos e informa-te, para melhor ficares a conhecer este autor e a sua obra, e para mais facilmente lhe poderes por as tuas questões.
Esperamos que aproveites esta oportunidade única e que faças um bom trabalho!

 A Equipa Dinamizadora da Biblioteca Escolar



Sem comentários:

Enviar um comentário