Divulgação dos resultados do concurso de leitura recreativa "A leitura está na tua mão!"


No início do primeiro período letivo, os alunos da turma 3 do 7.º ano de escolaridade inscreveram-se no concurso de leitura recreativa "A leitura está na tua mão!", que findou a 5 de junho de 2015 e cujo propósito foi promover o sucesso educativo  dos aprendentes, através da prática da leitura recreativa.

Graças a este concurso de leitura recreativa, os discentes fizeram uso da leitura como ferramenta para falar e escrever bem; vivenciaram experiências novas e diversificadas; criaram o hábito e o prazer da leitura de forma a mantê-lo, ao longo da sua aprendizagem e ao longo da vida; promoveram o livro como objeto de informação, formação e partilha; por fim, desenvolveram o seu léxico na sua expressão oral e escrita.
Foram formados leitores, contribuindo para a construção da sua identidade e para o desenvolvimento da consciência cívica e do saber estar, através da realização regular de fóruns de leitura, na aula de Português.

Ao todo, os alunos do 7.º 3 leram 774 livros até ao fim e 16 não até ao fim, na sua maioria da literatura juvenil. Os discentes vencedores deste concurso foram os seguintes:
- em primeiro lugar, ficou a aluna Sandra Paim dos Santos, com 192 livros lidos até ao fim;
- em segundo lugar, ficou a aluna Rute Marlene Machado, com 186 livros lidos até ao fim;
Ÿem terceiro lugar, ficou o discente Hélio Filipe Soares Melo com 124 livros lidos até ao fim.

A turma está de parabéns pelo seu empenho neste projeto que permitiu que alunos, que não gostavam de ler, passassem a gostar, pois puderam escolher os livros que eram do seu interesse e descobrir outros com diversas temáticas. A prática da leitura recreativa apresentou-se, deste modo, como uma mais valia para o processo de aprendizagem, ao desempenhar um papel importante no processo educativo, no âmbito disciplina de Português, uma vez que permitiu aos discentes, ao mesmo tempo que desenvolveram o prazer de ler,  enriquecerem os seus conhecimentos em diversas áreas do saber e o seu léxico, construírem o seu pensamento de forma estruturada, adquirirem competências de informação, interessarem-se por temas variados, desenvolverem competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimularem a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.







A PREPARAR UMA VIDA DE LEITOR J
Alunos do 7.º 3 da E.B.S. Tomás de Borba: um pedaço de mundo que lê, um pedaço de mundo que pensa!


Sem comentários:

Enviar um comentário