Um mergulho nas leituras dos Açores




Os alunos da turma três do sétimo ano de escolaridade foram convocados, no passado dia 21 de janeiro de 2015, para uma caça ao tesouro na biblioteca escolar. Tiveram por missão procurar livros relacionados com diversas temáticas subordinadas ao tema da açorianidade, que pudessem despertar o interesse e a curiosidade para a sua leitura por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
A atividade decorreu, durante uma aula da disciplina de Português, com muito entusiasmo, alegria e afinco. Enquanto um grupo de alunos procedia à pesquisa dos livros, outro dedicou-se à elaboração do cartaz para a exposição montada, em colaboração com a equipa da biblioteca escolar, em torno do livro intitulado Açores−Quem somos/porque somos, das autoras Maria Orísia Ramos Costa Cabral de Melo e Maria da Conceição Reis de Melo Cabral, dedicado ao encanto das nossas ilhas.
Este projeto insere-se no âmbito do concurso de leitura recreativa “A leitura está na tua mão!”, criado na turma supracitada que tem vindo a requisitar vários livros da literatura açoriana para os fóruns de leitura realizados nas aulas de Português, de forma a incluir o CREB no tocante à competência da leitura.

A biblioteca escolar e a turma do sétimo três convidam a comunidade educativa a deslocar-se até à biblioteca da unidade orgânica para descobrir e usufruir de grandes tesouros da literatura açoriana.









Equipa dinamizadora da biblioteca


Sem comentários:

Enviar um comentário