A Quinta-feira dos Pássaros





A Quinta-feira dos Pássaros, da autoria de Paulo Assim (nome artístico de Paulo Carreira), é um livro que retrata, através de um miúdo de 11 anos de idade, a realidade social de uma típica família simples e pobre de Portugal que viveu os tempos que antecederam o 25 de abril.
Em 2009, o romance foi galardoado com o Prémio Gaspar Fructuoso, distinção instituída pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
O autor, Paulo Carreira, nasceu em 1965, em Porto de Mós, e reside atualmente na Batalha.
Uma vez que Portugal comemora 40 anos de LIBERDADE, não poderíamos deixar de sugerir a leitura desta obra para registar vivências difíceis vividas num tempo não menos fácil que era o de antes de 25 de abril; contudo relatadas de um modo sui generis e muito divertido, deixando o leitor muito bem-humorado.
 Nicolau, a personagem principal, é um rapaz que tinha noção de que a mãe era vítima de maus tratos. O rapaz, como é óbvio, não gostava do pai (bebia e batia na mãe). A avó realizava muitas tarefas duras apesar da idade e vestia sempre preto (“parecia um corvo”). Entre outros tópicos abordados, há a referir a atitude retrógrada dos habitantes de “Algures” por recriminarem a forma como Emília (emigrante - tia da Preciosa) se vestia.
O facto de a narrativa apresentar dois narradores, um heterodiegético e outro autodiegético, tornam a obra ainda mais interessante.
Liberdade, Democracia, Violência Doméstica, Primeiro amor, Preconceito… são várias das temáticas exploradas neste livro. Leiam-no! Vão ver que vão gostar…


Sem comentários:

Enviar um comentário