Sugestão de Leitura!



Publicada em 1887, “A Relíquia”, de Eça de Queirós, é sem dúvida uma obra a estar no topo das nossas leituras por aliar realismo/imaginação, naturalismo/fantástico através da intriga principal – uma viagem à Terra Santa, de onde Teodorico Raposo tinha prometido trazer à sua tia beata uma relíquia, mas que, por engano, acaba por lhe oferecer a camisa de dormir de uma amante com quem tinha estado.

Deveras divertido e hilariante, o protagonista Teodorico, conhecido como Raposão, acredita que merece a herança da tia D. Maria do Patrocínio, a Titi; assim sendo, finge ser o que não é para agradar a tia, fingindo também ser muito religioso. Neste romance, são narradas as suas aventuras e desventuras, as histórias que supostamente teriam modificado sua existência…

E mais não dizemos, fica então aqui esta sugestão de leitura bem aprazível em que Eça de Queirós se serve da ironia e da sátira para marcar a sua irreverência enquanto mestre da prosa realista-naturalista em Portugal e um dos maiores estilistas de nossa língua.




Título disponível na nossa biblioteca.



Sem comentários:

Enviar um comentário