Os Maias, de Eça de Queirós 

Esta obra de incomensurável prestígio, que faz farte do programa de Português do 11º ano, retrata a sociedade portuguesa da época queirosiana, não deixando de ser transversal à nossa pelo que de melhor e de pior o escritor vai desfibrando através das personagens criadas para o efeito.

            Esta história de três gerações da família Maia decorre em Lisboa na segunda metade do século. XIX. Pedro da Maia, filho de Afonso da Maia casa-se, contra a vontade do pai, com Maria Monforte, de quem tem dois filhos – um menino e uma menina. Todavia, a Monforte abandona-o para fugir com um Napolitano, levando consigo a filha, de quem nunca mais se soube o paradeiro. O filho, Carlos da Maia, é depois entregue aos cuidados do avô, após o suicídio do pai, Pedro da Maia.

Um dia, Carlos da Maia fica deslumbrado ao conhecer Maria Eduarda, com quem, posteriormente, acaba por conseguir uma aproximação. E mais não dizemos… ficando o mistério no ar!!!

Esta é uma abordagem deveras simplificada para tão complexa obra-prima, pelo que fica a sugestão de uma afincada leitura! Não percam mais tempo, o livro em questão está disponível aqui na nossa biblioteca. Ficamos à vossa espera.


          Aqui fica um trecho da série da TV Globo - Os Maias -, com música do grupo português Madredeus.

                          O primeiro beijo de Carlos e Maria Eduarda
                                  
                                   http://www.youtube.com/watch?v=cC5TnI13bBw
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário