Um Passo para o Plano Regional de Leitura

DiversosNo passado dia 5 de Fevereiro, na nossa biblioteca, estiveram presentes a Secretária Regional da Educação e Formação, Lina Mendes, e o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto, para assinarem um protocolo a fim de promover o aumento dos níveis de literacia. Para tal, é necessário promover o gosto pela leitura e, consequentemente, o da escrita.

Assim, oficializou-se a entrada dos Açores no Plano Nacional de Leitura, cujo objectivo incorre no desenvolvimento de um Plano Regional de Leitura. Ler mais, ler melhor e ler também o que é nosso – escritores açorianos! Segundo a Secretária Regional da Educação e Formação, Lina Mendes, serão várias as iniciativas para que se dê prioridade às intenções de se viver um melhoramento do ambiente educativo: oferta periódica de livros para as escolas, proposta de actividades relacionadas com a leitura a serem desenvolvidas ao longo do ano lectivo, sugestões de pistas de trabalho e uma listagem recomendada de obras de autores açorianos.
     Relativamente ao desejo da Secretária de Educação de se criar uma nova dinâmica de trabalho a nível do livro e da leitura, será necessária a participação das bibliotecas escolares, pelo que a nossa também dará a sua mão no incentivo à promoção de hábitos de leitura.
     A brindar esta iniciativa esteve o contador de histórias,Valter Peres, que, ao contar “O Mata Sete”, animou e encantou quem o ouvia, via e sentia a emoção que transbordava das suas mágicas palavras e ritmados gestos: duas turmas de pequenos ouvintes (1º ano de escolaridade) estiveram presentes e vibraram até mais não!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário