A Biblioteca Escolar: um espaço privilegiado para o estudo!


No final do primeiro período letivo, a diretora de turma do 7.º 3, convidou o seus alunos a participarem num programa de tutoria interpares, que visou o apoio personalizado a aprendentes com mais dificuldades, no âmbito do estudo, na biblioteca escolar da E.B.S.T.B.!

      Sendo a tutoria geradora de aprendizagem, que apoia o bom desenvolvimento do processo académico, pensou-se numa maneira de serem os discentes da turma a desenvolverem, autonomamente, o seu processo, através de uma organização de ajudas dadas aos alunos com mais dificuldades pelos discentes com melhor aproveitamento, por forma a que o processo de aprendizagem se desenvolvesse de forma interativa, significativa e sistemática. Esta tutoria entre alunos da mesma turma englobou o conjunto de processos acionados para elaborar/construir uma proposta curricular, através de uma série de atividades desencadeadas para a sua concretização em situações de ensino/aprendizagem entre aprendentes, tendo sido a tutoria um método/uma técnica ao serviço dos alunos da turma do 7.º3.

Com a autorização dos encarregados de educação dos discentes voluntários envolvidos e a coordenação da diretora de turma, o programa de tutoria interpares da turma iniciou a 15 de janeiro de 2015, de forma a poder produzir efeitos logo nos primeiros elementos de avaliação sumativa em várias disciplinas, até ao final do presente ano escolar.

            O contacto presencial entre alunos tutores e aprendentes tutorados visou potenciar as relações entre discentes com melhores resultados e discentes com mais dificuldades de aprendizagem e falta de métodos de estudo, por forma a que os primeiros partilhassem o seu conhecimento académico e a sua maneira de estudar. Além de desenvolverem competências no âmbito da comunicação, da colaboração, da resolução de problemas, da criatividade e da linguagem científica, pretendeu-se que os alunos tutores melhorassem, em muito, a sua destreza, na aprendizagem e no estudo, através de diversas ferramentas, métodos e estratégias que permitiriam aos discentes tutorados melhorarem o seu estudo e, por consequência, a sua aprendizagem e o seu nível de aproveitamento nas disciplinas em que manifestavam mais dificuldades.


            A tutoria interpares, que se desenrolou na Biblioteca Escolar, apresentou várias vantagens: as pedagógicas, ao possibilita atingir os objetivos e uma maior retenção de conhecimento; as económicas com um aumento do tempo disponível da diretora de turma para ajudar outros alunos em dificuldades e porque nem todos os encarregados de educação têm a possibilidade financeira de pagarem explicações para os seus educandos; as psicossociais, através de um aumento da interação e da comunicação; as políticas, ao possibilitar a autonomia dos alunos face às aprendizagens e a redução do nível de insucesso escolar na turma acima referida.

           Ao todo, foram realizadas 118 sessões de tutoria interpares, na Biblioteca Escolar, que permitiram uma taxa de sucesso escolar elevadíssima na turma 3 do 7.º ano de escolaridade! Ficam, aqui, os parabéns aos alunos tutores e tutorados que mostraram sentido de responsabilidade, espírito de iniciativa e autonomia em todo este processo!





 


Estudar na Biblioteca Escolar é o que está a dar!
Com a tutoria interpares, é só melhorares... :)

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