No final do primeiro período
letivo, a diretora de
turma do 7.º 3, convidou o seus alunos a participarem num programa de tutoria interpares,
que visou o apoio personalizado a aprendentes com mais dificuldades, no âmbito
do estudo, na biblioteca escolar da E.B.S.T.B.!
Sendo
a tutoria geradora de aprendizagem, que apoia o bom desenvolvimento do processo
académico, pensou-se numa maneira de serem os discentes da turma a
desenvolverem, autonomamente, o seu processo, através de uma organização de
ajudas dadas aos alunos com mais dificuldades pelos discentes com melhor
aproveitamento, por forma a que o processo de aprendizagem se desenvolvesse de
forma interativa, significativa e sistemática. Esta tutoria entre alunos da
mesma turma englobou o conjunto de processos acionados para elaborar/construir
uma proposta curricular, através de uma série de atividades desencadeadas para
a sua concretização em situações de ensino/aprendizagem entre aprendentes,
tendo sido a tutoria um método/uma técnica ao serviço dos alunos da turma do
7.º3.
Com a autorização dos encarregados de educação dos discentes
voluntários envolvidos e a coordenação da diretora de turma, o programa de
tutoria interpares da turma iniciou a 15 de janeiro de 2015, de forma a poder
produzir efeitos logo nos primeiros elementos de avaliação sumativa em várias
disciplinas, até ao final do presente ano escolar.
O
contacto presencial entre alunos tutores e aprendentes tutorados visou potenciar
as relações entre discentes com melhores resultados e discentes com mais
dificuldades de aprendizagem e falta de métodos de estudo, por forma a que os
primeiros partilhassem o seu conhecimento académico e a sua maneira de estudar.
Além de desenvolverem competências no âmbito da comunicação, da colaboração, da
resolução de problemas, da criatividade e da linguagem científica, pretendeu-se
que os alunos tutores melhorassem, em muito, a sua destreza, na aprendizagem e
no estudo, através de diversas ferramentas, métodos e estratégias que
permitiriam aos discentes tutorados melhorarem o seu estudo e, por
consequência, a sua aprendizagem e o seu nível de aproveitamento nas
disciplinas em que manifestavam mais dificuldades.
A tutoria interpares, que se
desenrolou na Biblioteca Escolar, apresentou várias vantagens: as pedagógicas,
ao possibilita atingir os objetivos e uma maior retenção de conhecimento; as
económicas com um aumento do tempo disponível da diretora de turma para ajudar
outros alunos em dificuldades e porque nem todos os encarregados de educação
têm a possibilidade financeira de pagarem explicações para os seus educandos;
as psicossociais, através de um aumento da interação e da comunicação; as
políticas, ao possibilitar a autonomia dos alunos face às aprendizagens e a
redução do nível de insucesso escolar na turma acima referida.
Ao
todo, foram realizadas 118 sessões de
tutoria interpares, na Biblioteca Escolar, que permitiram uma taxa de sucesso escolar elevadíssima na
turma 3 do 7.º ano de escolaridade! Ficam, aqui, os parabéns aos alunos tutores
e tutorados que mostraram sentido de responsabilidade, espírito de iniciativa e
autonomia em todo este processo!
Estudar na Biblioteca
Escolar é o que está a dar!
Com a tutoria
interpares, é só melhorares... :)
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